Quem antecipa RPV: Quem pode vender e quem quer comprar?

Ana Paula Matias
Ana Paula Matias

05/08/2024

Quem antecipa RPV: Quem pode vender e quem quer comprar?

Hoje vamos falar sobre antecipação! Quem antecipa RPV?

Nos textos anteriores aqui do blog falamos bastante sobre o conceito de RPV, então nesse aqui vamos pular a parte do que é RPV, ok?!

(Mas claro, caso ainda queira saber mais sobre o que é e como consultar, acesse aqui.)

O que é a antecipação?

Primeiramente, o que é a antecipação, não é mesmo?! A antecipação é a possibilidade que o credor que possui um título judicial tem de receber o seu valor que poderia levar muito tempo para ser pago em pouquíssimo tempo.

Mas como isso é feito?

A antecipação é como um processo de compra e venda normal. Existe uma parte interessada em vender e certamente uma interessada em comprar.

Dessa forma o dono do título vende seu processo para um terceiro, obtém um dinheiro na hora, enquanto o comprador aguarda, junto com as incertezas do estado, o  resultado final do processo para receber o valor total.

Quando posso antecipar?

É possível antecipar uma RPV ou precatório quando não cabe mais recurso no processo. Quando o processo encerrou e não há mais o que ser discutido.

A partir desse momento iniciará a fase de execução onde serão feitos cálculos e futuramente os pagamentos.

Assim, você pode antecipar uma RPV (Requisição de Pequeno Valor) após a fase de cálculos, quando ela for expedida pelo tribunal e estiver disponível para pagamento.

Quem antecipa RPV: Quem pode vender e quem quer comprar?

Quem antecipa RPV?

Certo. Mas quem pode antecipar RPV?

Qualquer pessoa que tenha uma RPV pode antecipá-la. Isso inclui:

  1. Beneficiários diretos: Quem tem direito ao pagamento da RPV, normalmente por decisão judicial.

  2. Herdeiros: Se o beneficiário original faleceu, os herdeiros legais podem antecipar a RPV, desde que comprovem que são herdeiros.

  3. Cessionários: Quem comprou a RPV de outra pessoa. Cessão é quando o titular original transfere os direitos da RPV para outra pessoa ou entidade.

E quem não pode antecipar?

Quem não pode antecipar uma RPV:

  1. Pessoas sem direito ao crédito: Se você não é o titular da RPV ou não possui os direitos legais sobre ela, não pode antecipá-la.

  2. Pessoas com pendências judiciais: Se há algum recurso pendente ou discussão judicial que ainda não foi resolvida sobre a RPV, você não pode antecipá-la até que tudo esteja resolvido.

  3. Beneficiários com restrições legais: Em alguns casos específicos, como menores de idade ou pessoas interditadas, a antecipação da RPV pode exigir autorização judicial.

Basicamente, se você não é o dono legítimo ou se há alguma pendência judicial, você não pode vender ou antecipar a RPV.

Quem compra RPV?

Quem compra RPV geralmente são Instituições financeiras, como bancos e financeiras que oferecem serviços de antecipação de recebíveis.

Investidores individuais, pessoas físicas que buscam investimentos alternativos e estão dispostas a comprar RPVs com um desconto, esperando lucrar quando receberem o valor total.

E também as empresas especializadas, que são empresas que se dedicam a comprar RPVs e precatórios, oferecendo liquidez aos titulares, como o LCbank.

O LCbank compra sua RPV!

O LCbank está pronto para comprar sua RPV! 

É especialista em precatórios e RPVs, com bastante experiência no mercado. 

Têm uma excelente equipe jurídica, pronta para analisar tudo com cuidado e garantir que você tenha um atendimento excelente, com segurança e condições justas.

O processo é rápido e totalmente digital, garantindo que você receba o pagamento em até 24 horas depois de assinar o contrato.

Quem antecipa RPV: Quem pode vender e quem quer comprar?

E por que optar pelo LCbank?

Vou te mostrar algumas opções de porque optar pelo LCbank é uma boa solução para as suas necessidades, sejam elas quais forem: 

1- Transforme promessas em dinheiro real 

Ter um precatório ou RPV é como receber uma promessa da Justiça: “Você tem esse valor para receber algum dia…” Mas “algum dia” pode demorar bastante. 

Ao vender para o LCbank, você troca essa promessa por dinheiro real, disponível na sua conta de forma rápida.

2- Acelere sua vida financeira 

Você pode até achar que esperar é tranquilo, mas já pensou no quanto você pode estar perdendo com isso? O tempo é um recurso valioso que poderia estar gerando retornos para você. 

A venda para o LCbank acelera o processo e faz o dinheiro trabalhar para você – seja para investir, quitar dívidas ou realizar aquele sonho antigo.

3- Reduza o estresse e ganhe tranquilidade 

Enfrentar o processo judicial pode ser uma verdadeira montanha-russa de emoções. 

As incertezas e a burocracia são estressantes e podem afetar seu bem-estar. 

Ao optar pela venda para o LCbank, você elimina essas preocupações e ganha a tranquilidade de saber que seu dinheiro está seguro e disponível.

4- Transparência e confiança 

O LCbank é conhecido por sua transparência e integridade no mercado. 

Garantindo que a transação será realizada de maneira clara e justa, sem surpresas ou complicações. Nada de pegadinhas ou letras miúdas

5- Mais flexibilidade e novas oportunidades 

Com o dinheiro disponível, você abre um leque de novas possibilidades. 

Seja para investir em algo que sempre desejou, iniciar um novo negócio ou resolver questões financeiras pendentes, a escolha é sua e as oportunidades são inúmeras!

Quem antecipa RPV: Quem pode vender e quem quer comprar?

Conclusão

Por fim, espero que você tenha gostado de saber mais sobre quem antecipa RPV. 

E não se esqueça que se você tem um título em mãos e quer transformar essa promessa em dinheiro real, a antecipação é a solução que você precisa. 

Afinal, com a opção de vender para instituições como o LCbank, você acelera o processo, ganha tranquilidade e ainda abre espaço para novas oportunidades na sua vida financeira. 

Portanto, se está na dúvida, considere essa alternativa para não deixar seu dinheiro esperando por um futuro incerto.